Sobre



 Ao longo da minha carreira como músico, agreguei a minha formação diversos estilos e gostos musicais. Música erudita, choro, Bebop, Cool-Jazz, Post Bop, Hard Bop e o Freejazz. Pop, samba, funk, bolero, salsa, fusion e música eletrônica em geral. Todos esses estilos me influenciaram e me ajudaram a entender as belezas que a música produz em nossa vida interior e como influencia em nossa vida cotidiana.
A Série Camaleão traz um pouco dessas influencias e do que absolvi nesses 25 anos de carreira. Considero que no contexto mundial todos esses estilos agregados apontam para um caminho que ainda não sabemos onde vai dar, mas que não é a volta de nenhum desses e sim algo que ainda não vivemos, pois tudo isso se chama evolução.

As músicas

O cd Camaleão é o primeiro de uma série de cds que serão lançados pelo saxofonista Ademir Junior em comemoração aos seus 25 anos de carreira.
Nesse trabalho o saxofonista e compositor apresenta 6 temas inéditos e compartilha também 3 temas do Trompetista Jessé Sadoc.
Com participação especial do Saxofonista Bob Mintzer na faixa JC, que é uma homenagem a John Coltrane. Tema jazzistico que trás a ha
rmonia da música Countdown. Nesse mesmo tema toca também como convidado especial o guitarrista Alexandre Carvalho.
Na faixa Entre Amigos, o convidado é o Saxofonista Francês radicado a 30 anos no Brasil, Idriss Boudrioua.
O cd vem carregado de excelentes e inteligentes temas que mostram improvisação em grande estilo dos músicos Lula Galvão, Vitor Gonçalves, Jessé Sadoc e Ademir Junior.
Rafael Barata e Jefferson Lescowich garantem uma confortável base para os solos que foram todos gravados com muita excelência de execução por parte de cada artista.
Duas canções, Feelings com característica do Jazz Nórdico de Ian Garbarek e Elegia for Freddie, uma pitada de blues com traços também de João Donato, mostram a elegância das composições e simplicidade na execução, dando foco nas melodias e até mesmo nos solos, que exalam domínio melódico e notável execução dos solistas.
Dois temas jazzísticos aparecem também, JC e Melhor de 8. Melhor de 8 formada apenas com as 8 notas da escala diminuta com levada latin/jazz e na segunda por swing. Já a faixa JC, composição com requintes do jazz moderno e um riff de baixo e piano que caminha por toda música com tom instigante para a improvisação.
Jessé trás dois sambas que são: A prata e o ouro e pro JT. O trompetista mostra tanto o virtuosismo quanto a maturidade no comportamento em cada ambiente musical do Cd.
Vitor Gonçalves se projeta nesse cd demonstrando tamanha maturidade e elegância nos solos, no acompanhamento, muitas vezes contrastando técnica e sugerindo imagens musicais mais
abstratas nos estilos.
Os guitarristas Lula Galvão e Alexandre Carvalho fazem solos brilhantes, de difícil execução e projeção melódica sobre harmonias bem elaboradas. São dois mestres da guitarra no Brasil e devem ser escutados com bastante atenção.
Nesse trabalho, diferente dos outros cds, o saxofonista Ademir Junior, faz solos mais melódicos em busca de um novo caminho a cada momento. Com a preocupação em gerar sempre novas melodias e timbrar o saxofone em cada micro segundo com a base e as harmonias correntes. Observado como um fã e seguidor do saxofonista Michael Brecker, nesse álbum ele parece romper o cordão da influência e embora mostre pequenas células dessa escola, ele mesmo percebe um caminho diferente e próprio em cada solo do cd Camaleão.
O trabalho foi gravado em duas sessões sem ensaio algum e apenas com a reunião de grandes amigos do Jazz brasileiro, e algumas horas a mais de estúdio. 12 horas na primeira sessão que gravou 7 temas, e 10 horas na segunda sessão que gravou os temas mais difíceis, Camaleão e JC. Simples assim porque a proposta inicial foi apenas gravar umas poucas músicas, porém as execuções deram o caráter de algo mais sério e com toda imagem de um álbum a ser conhecido pelo público.
Camaleão é o título da série, porque mostra como o saxofonista se comporta nos diversos estilos que transita da musica brasileira e internacional.
Aproveitem esse som!